Quem usa a ferramenta é considerado moderno e antenado Maria Carolina Nomura, iG São Paulo
Instantâneoe objetivo, o Twitter é uma ferramenta cada vez mais utilizada porprofissionais para saber o que fazem outras pessoas da área em queatuam e também para descobrir novas tendências.
A executiva Janaína Silveira, por exemplo, conta que usa o Twitterpara ter acesso a informações rápidas de jornais e revistas. “Entendoque a ferramenta é uma divulgadora de tendências. Estar conectada porintermédio dela, dá a possibilidade de ter acesso a que ideia eprocessos estão sendo despertados na mente das pessoas ou dasempresas”, afirma.
Conectado - ParaAdriana Néglia, consultora da Career Center, consultoria especializadaem gestão estratégica de carreiras e Recursos Humanos, o profissionalque usa o Twitter para seguir pessoas que admira profissionalmente évisto como alguém moderno e antenado e que sabe utilizar as redessociais de forma adequada.
“Seguir alguém que admira pode ser positivo no sentido de ter ideiade como é a rotina desse profissional, até para que possa verificar seessa rotina está de acordo com as expectativas para sua carreira”,aponta a consultora.
Ela acrescenta que as discussões abertas pelo profissional, ou dasquais participa com seus comentários, bem como o conteúdo citado porele poderão lhe trazer aprendizados.
Relacionamento - Emrelação ao networking, contudo, a consultora ressalva que o Twitter nãoé a rede social mais utilizada. Ela cita a pesquisa do siteJobvite.com, feita nos Estados Unidos em 2009: o LinkedIn aparece emprimeiro lugar da lista com 95%, o Facebook fica em segundo com 59% e oTwitter em terceiro com 42%.
Confira algumas dicas de Adriana para aproveitar melhor essa ferramenta:
* Siga pessoas que admira profissionalmente, assimcomo empresas que são clientes ou fornecedores. Siga empresas nas quaistem vontade de fazer parte da equipe
* Participe de fóruns de discussão relacionados com sua área, as quais poderão propiciar troca de informações com outros profissionais qualificados
* Ao preencher o seu próprio perfil, coloque dados relevantes de sua formação e atuação profissional
* Caso tenha fluência em outro idioma, traduza o seu perfilpara essas línguas. Diversas empresas estrangeiras estão chegando aoBrasil e utilizam essa ferramenta para encontrar profissionais
* Preste atençãoaos comentários que publica no Twitter. Cuidado ao colocar pensamentospontuais de pós-almoço, do tipo “Aí que preguiça!” ou consideraçõessobre o chefe, como “Socorro, não aguento mais esse chefe!”
* Tenha bom senso
Nenhum comentário:
Postar um comentário