As mídias digitais, acompanhando o crescente número de usuários na internet, avançam nos processos de comunicação entre marcas e público e passam a fazer parte do planejamento de mídia das empresas como um todo.
66,6 milhões de internautas brasileiros presentes na web em 2009. Esse foi o número apresentado pelo Ibope Net Ratings e que abre espaço para um vertiginoso crescimento da comunicação digital no país. A Internet é a campeã em crescimento com publicidade, segundo o mais recente levantamento da Intermeios. O setor de publicidade, de maneira geral, faturou 22 bilhões em 2009, incluindo os investimentos em todos os formatos de mídia: jornal, revista, TV Por Assinatura, TV Aberta, Cinema, Rádio, Mídia Exterior, Guias e Listas e Internet.
Os valores gastos com publicidade online possibilitaram que a web ficasse com a maior fatia de crescimento, com 25% de evolução, em relação a 2008, somando R$ 950 milhões de faturamento, contra R$ 750 milhões em 2008. Hoje a publicidade online já representa 4,27% do setor de maneira geral.
Os dados comprovam os rumos da comunicação online no país e projetam exponencial evolução do setor no Brasil. Novos meios de comunicação se ampliam diariamente e, consequentemente, novas oportunidades de negócios surgem minuto a minuto. Do e-commerce às interações nas redes sociais, a comunicação digital está cada dia mais presente no business plan das empresas que querem conversar com seu público, de maneira dirigida e personalizada e são consideradas ferramentas que fomentam negócios.
Como um mercado que se consolida constantemente, a comunicação digital vem conquistando seu espaço por meio das novas agências especializadas em ações de publicidade online, assim como profissionais qualificados nas peculiaridades exigidas pelo setor. Em 2009, outros fatores apontaram o amadurecimento do segmento digital, como a chegada da fundação da Associação Brasileira de Agências Digitais (ABRADi) – que tem como objetivo dar respaldo às associações já existentes em diversas regiões do país e às agências digitais –; e a oficialização do código de autorregulamentação do email marketing, que chegou para incentivar a ética nas campanhas publicitárias e de relacionamento com abordagem via email.
Para 2010, a expectativa de crescimento é ainda maior e a tendência é a consolidação das mídias digitais, uma vez que a internet já está em avançado estágio no quesito número de internautas conectados na rede. O número de brasileiros que acessaram a web em casa ou no trabalho durante janeiro chegou a 36,8 milhões, um aumento de 0,8% em relação aos 36,6 milhões de internautas ativos registrados em dezembro de 2009. (fonte: Ibope Nielsen Online)
Segundo Enor Paiano, Diretor de Publicidade da UOL, o ano já se iniciou bastante ativo. “O crescimento de receita publicitária para o mercado digital tem sido em torno de 40% ao ano. Os números se apresentam de forma estável e constante. Por isso, a expectativa é boa e a principal tendência é que a internet seja um canal de comunicação obrigatório nas corporações. Este é o segundo ano que a web apresenta grandes oportunidades de customização e diversas empresas estão experimentando formas diferentes de falar com seu cliente. A internet é um meio elástico e permite trabalhar variados formatos de campanha”, avalia Paiano.
Na visão de Paiano, a mudança do comportamento dos clientes fez com que as agências de publicidade não resistissem mais às mudanças e além das mídias tradicionais, adotassem as novas mídias. “Estas agências vinham perdendo contas, por isso decidiram colocar os canais digitais dentro de casa. Agora a internet será pensada como parte do plano de mídia”.
A inserção da internet nas campanhas publicitárias, neste contexto, está embasada no fato de que as pessoas passam grande parte de seu tempo na web. “As empresas começaram a olhar em volta e viram a potencialidade deste canal. E, quando um gestor tem poder de decisão e foi formado no mundo digital, claro que não deixa de incluir este canal no dia-a-dia de sua comunicação”.
Outra tendência que tem impulsionado a audiência na internet são os vídeos. Ele chegou como entretenimento, mas já está tomando forma como canal de comunicação e fonte de negócios. As marcas estão se mostrando neste formato e este movimento está fazendo com que o mercado invista na integração das mídias. Um exemplo que pode ser visto é a integração dos vídeos nas peças de campanhas de email marketing.
“O aumento da audiência na internet em 2010 é inevitável, visto que será um ano de Copa do Mundo e Eleição Presidencial. Estes são eventos fortes para a internet, pois as pessoas verão jogos e irão buscar informações políticas pelo canal”, avalia Paiano.
Para Cesar Paz, presidente da ABRADi e diretor-presidente da agência de mídias digitais AG2, as mídias digitais estão evoluindo de um processo de comunicação emergente para sua consolidação gradual. Nesse novo modelo, os canais online são estratégicos e existe uma forte tendência de migração de verbas tradicionais para as mídias digitais.
“Podemos começar a olhar mais do ponto de vista da tecnologia, que permite uma comunicação multicanal e a interação do mundo físico e virtual”, avalia Cesar Paz. A ABRADi prepara entidades regionais de vários estados (total de 10), que por sua vez têm uma intervenção direta junto às agências digitais para dar apoio às ações com informação, orientação e gestão.
A ABRADi atende a todos os movimentos de organização do setor, assim como processos de regulamentação do mercado, como o caso da autorregulamentação do email marketing. Porém, o presidente avalia que o email marketing se profissionalizou não só pela função da autorregulamentação, mas sim pelo debate gerado durante a elaboração deste documento. Hoje, o email marketing já faz parte do mix de comunicação básica da comunicação emergente.
“O mercado das agências digitais ainda é novo e tem crescimento acelerado, mas pouco capitalizado. Muitos jovens empreendedores buscam um espaço e a ABRADi tem a função de auxiliar neste processo de consolidação. Portanto, a conquista do total amadurecimento deste mercado para a geração de grandes negócios é uma questão de tempo”, finaliza Cesar Paz.
O email marketing alcança sua fase de consolidação
Como um dos canais de comunicação que apresenta alto índice de segmentação e mensuração, o email marketing permite o total gerenciamento das campanhas online, por meio das funcionalidades acopladas à tecnologia.
Antes, a principal meta de uma campanha de email marketing era atingir o público-alvo, mas hoje, em um mercado muito mais amadurecido e com apoio de tecnologias de ponta, o segmento de email marketing está se consolidando com respaldo da profissionalização conquistada.
Segundo Ricardo Ramos, CIO da VIRID Interatividade Digital, tecnologicamente, o Brasil está bem preparado para uma nova fase, na qual a premissa é a real aplicação das funcionalidades disponíveis no mercado, somada a uma visão mais abrangente e estratégica nos processos de planejamento das campanhas de email marketing.
Na visão de Ricardo Ramos, este ano a tendência é que o email marketing realmente se torne um canal integrado, completando as ações de marketing de uma empresa como um todo. Portanto, como parte de um processo, o email marketing deixa de ser visto como uma mídia de comunicação de baixo custo, e passa a ser um canal estratégico que exige profissionais especializados para desenvolver uma boa redação, um bom layout e planejamento com foco no ROI (Returno on Investiment).
“Atendendo a um novo conceito de comunicação, uma campanha de email marketing que traga bons resultados não contará somente com segmentação, mas sim com a personalização da campanha, por meio da avaliação do perfil comportamental de cada cliente e da entrega de mensagens altamente relevantes”, avalia o CIO.
Para obter resultados efetivos em campanhas de email marketing são necessárias técnicas que vão da montagem de um template à forma de abordagem com o público-alvo.
“O importante em uma ação de email marketing é alcançar o melhor retorno do investimento, para tanto, precisamos nos reinventar a cada dia. Acompanhar as tendências e os movimentos de mercado são fatores essenciais para o sucesso não só de uma ação de email marketing, mas para toda e qualquer ação online”, finaliza Ramos.
Fonte: http://virtualtarget.com.br/materias.php/3/47/comunicacao-digital-tendencias-de-um-mercado-emergente
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