Empresas e profissionais de marketing estão, cada vez mais, descobrindo novas formas para que seu produto comercializado seja visto pelos seus clientes e consumidores. A internet vem ajudando esse processo e se tornou uma excelente forma de divulgação. Através de campanhas digitais, muitas empresas estão alcançando cada vez mais sucesso em seus objetivos.
Das diversas opções para a publicidade online, uma delas é o e-mail marketing. Essa ferramenta permite divulgar produtos e serviços, promoções, campanhas de fidelização, pesquisas de satisfação, entre outros. Tudo isso utilizando o e-mail como forma de atingir o público alvo. Uma campanha de email marketing bem elaborada, leva diretamente para seu público, informações relevantes com maior poder de resultado.
Contudo, muitas empresas ainda não sabem retirar o melhor rendimento dessa ferramenta. Não é difícil encontrar na caixa de e-mail, peças publicitárias mal elaboradas, ou com links quebrados, ou nada atrativas visualmente.
Para colaborar nesse processo de um e-mail de marketing eficiente, a VIRID Interatividade Digital, especializada no desenvolvimento de plataformas de envio e gestão de email marketing, traz dicas sobre como os conceitos do email marketing devem ser constantemente examinados para melhorar os resultados das ações online. Acompanhe abaixo 10 pontos que merecem atenção especial:
1. Rastreamento: mapear a experiência do usuário e entender o processo de compreensão que o público tem da mensagem.
2. Relacionamento: ter uma boa base opt-in e alavancar em diversas situações, campanhas de incentivo para enriquecer e aumentar a base de emails.
3. Relevância: colete dados relevantes que serão utilizados para segmentar e direcionar a comunicação, tornando o processo de cadastro fácil para o contato. Oferecer opções para cadastro em diferentes listas aumenta o grau de interesse e o tempo de vida do contato opt-in.
4. Interpretação: a primeira impressão é a que fica. O primeiro email que o contato recebe vai ditar a importância que a mensagem receberá nos próximos envios. Analisar perfil, visualização e cliques no primeiro envio vai dizer muito sobre os resultados futuros.
5. Aprimoramento: cada campanha de email marketing deve trabalhar as melhores práticas para criação e desenvolvimento como: assunto personalizado, cabeçalho bem formatado, opt-out, templates otimizados etc.
6. Aprendizagem: procure ter uma visão geral da campanha, mas também relatórios diferenciados. Estudá-los ajudará a melhorar as próximas ações.
7. Integração: integre sua ação de email marketing com todos os canais de publicidade e inclua o campo email como obrigatório em fichas de inscrições de eventos, stand de vendas, feiras, promoções em loja física etc.
8. Automatização: aumente o relacionamento através da automatização de emails personalizados, integrados à inscrição em eventos, pontuação de programas de fidelidade, aniversário, bônus em lojas etc.
9. Otimização: um contínuo trabalho de testes e análises permite a otimização constante das ações de email marketing. Procure comparar envios com assuntos diferentes, enviados a públicos diferentes, em horários e dias também diferentes.
10. Monitoramento: compreenda todo o processo de envio de email marketing e o aplique em cada campanha. Essa rotina merece acompanhamento e necessita de constantes atualizações a fim de agilizar e obter os melhores resultados, sempre.
Saber utilizar as ferramentas tecnológicas mais apropriadas para o negócio da sua empresa é a certeza de sucesso nas metas da organização e lucros cada vez maiores no empreendimento.
Fonte: http://administradores.com.br/informe-se/marketing/empresas-conquistam-destaque-atraves-da-publicidade-online-veja-dicas-para-o-email-marketing/33266/
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