terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Como ser uma pessoa mais humilde e como isto pode influenciar e mudar sua vida!

Ser humilde é algo extremamente necessário! Muitas vezes do dia, passamos por ocasiões onde nos sentimos superiores a alguém, sendo que tal atitude apenas nos faz ser mais inferior a cada dia. Não estou lhe dizendo que é preciso deixar toda a vaidade de lado, nada disso, humildade não é o mesmo que vaidade, apesar de muitas acreditarem que sim. Ser humilde é você admitir que é igual a todos, e não andar de cabeça erguida pela rua com a intenção que todos olhem para você pelo que tu és ou possui.

Se você deseja ser uma pessoa mais humilde, é preciso aprender a assumir e reconhecer a sua contingência. Colocar em mente que você é como todas as pessoas, e independente de sua aparência ou dos seus bens materiais, é humano como todos, possui sentimentos como qualquer outra pessoa, e também vai morrer como todos os demais seres vivos. Não estou sendo severa demais, afinal de contas para morrer, basta estar vivo meu caro.

Então lembre-se sempre, que todas as atitudes que toma no hoje serão mais cedo ou mais tarde cobradas; pois quem dá, recebe. Após esta vida que vivemos deste mundo, há uma outra, denominada como a vida eterna, onde merecidamente você herdará o Reino dos Céus, ou o mesmo o inferno. Cheguei longe demais? Não! Apenas estou falando com minhas palavras o que está escrito na Bíblia Sagrada. É isso mesmo, se desejares conferir abra a sua neste momento em Mateus, capitulo 5, versículo 3. Diz o seguinte: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus!”. Se este já não for um motivo grande demais para que você se torne uma pessoa mais humilde, paciência; mas lembre-se que toda ação, possui uma reação!


Por que é tão importante ser humilde?

Se deseja mais amigos, sáude, prosperidade, felicidade, sucesso e paz seja ainda mais humilde e veja porque é essencial.

"Humildade é sinônimo de crescimento emocional, intelectual e espiritual." (Fernando Viel)


"O conhecimento próprio leva-nos como que pela mão à humildade."
(Josemaría Escrivá)


"Se os homens tivessem dentro da alma a humildade e a gratidão, viveriam em perfeita paz." (Vicente Espinel)


"A vida é uma longa lição de humildade." (Sir James M. Barrie)


"A gratidão é o único tesouro dos humildes." (William Shakespeare)


"Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza." (Rabindranath Tagore)


"Ser humilde com os superiores é uma obrigação, com os colegas uma cortesia, com os inferiores é uma nobreza" (Benjamin Frannklin)


"A humildade é a única sabedoria verdadeira pela qual nós preparamos nossas mentes para todas as possíveis mudanças da vida." (George Arliss)


"Mais importante que adquirir uma grande sabedoria é a humildade na hora de transmiti-la." (Autor desconhecido)


"O orgulho divide os homens; a humildade une-os." (Henri Lacordaire)


"A humildade tem um significado muito diferente do ato de humilhar-se."
(Autor desconhecido)


"Essas depressões por veres ou por outros descobrirem os teus defeitos, não têm fundamento... Pede a verdadeira humildade." (Josemaría Escrivá)


"A falsa humildade é puro orgulho." (Blaise Pascal)


"Só a humildade e a submissão é que fazem o homem de bem."
(Michel de Montaigne)


"O humilde e o tímido costumam seguir caminhos seguros; a coragem segue caminhos elevados." (Sêneca)


"Deus protege e liberta o homem humilde." (Tomás de Kempis)


"Tu que estás lá nas alturas, assim mesmo te interesses pelos humildes". (Salmos)


"A humildade é uma coisa estranha... No momento em que achamos que a temos... Já a perdemos." (Autor desconhecido)


"Somente se aproxima da perfeição que a procura com constância, sabedoria e, sobretudo, humildade." (Autor desconhecido)


"Sucede com frequência que os espíritos mais mesquinhos são os mais arrogantes e soberbos, assim como os espíritos mais generosos são os mais modestos e humildes." (René Descartes)


"O humilde não pode ser apanhado por nenhuma paixão, nem a ira pode molestá-lo, nem mesmo o desejo de glória." (S. Boaventura)


"Simular humildade é ser soberbo." (Santo Agostinho)


"Essa falsa humildade é comodismo: assim, tão "humildezinho", vais abandonando direitos...que são deveres." (Josemaría Escrivá)


"Sê humilde quando a sorte te bafeja, e paciente quando te despreza."
(Baltasar Gracián y Morales)


"Estude a si mesmo, observando que o auto conhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz." (Allan Kardec)


"É preciso permitir que alguém nos ajude, nos apóie, nos dê forças
para continuar. Se aceitamos este amor com pureza e humildade,
vamos entender que o Amor não é dar ou receber - é participar." (Paulo Coelho)


"A humildade é o espaço do amor." (Papa Paulo VI)


"A pureza de coração é inseparável da simplicidade e da humildade."
(Allan Kardec)


"Humildade é saber exatamente o que somos e o que valemos."
(Autor desconhecido)


"Aprender uma coisa significa entrar em contato com um mundo do qual não se tem a menor idéia. É preciso ser humilde para aprender." (Paulo Coelho)


HUMILDADE: Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa modéstia, cordialidade, respeito, simplicidade, honestidade e passividade. A humildade dos que vivem na pobreza, pode ser vista, pelos ricos, como uma fraqueza ou maneira de promover reverência e submissão das classes populares.Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde, quem se vangloria, mostra simplesmente que humildade lhe falta. É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Albert Einstein quando reconhece que "por detrás da matéria há algo de inexplicável".


Por humilde também se pode entender a personalidade que assume seus deveres, obrigações, erros e culpas sem resistência. Assim, se pode dizer que a pessoa ou indivíduo "assume humildemente".

Como ser feliz

"O ser humano jamais pode ser feliz se não nutrir sua alma como faz com o corpo" - O Rebe

Como é sua vida?

Se você é como a maioria das pessoas, é feito de incontáveis pedacinhos de atividade fragmentada: exercício, trabalho, conversas, diversão, sono. Adicione as peças dia após dia, ano após ano, e terminará com uma vida inteira dividida em milhões de fragmentos, sem nenhuma conexão. A fragmentação perturba nossa paz de espírito, criando tensão e ansiedade ocultas. No decorrer do tempo, os fragmentos se acumulam e começam a sufocar sua alma, o interior que você anseia por focalizar, seu propósito e direção. Portanto, não é de se admirar que, após quarenta ou cinquenta anos mourejando através de dias tão confusos, acordamos e de repente nos perguntamos: "É isso a vida? Serei eu realmente feliz?"

Uma vida feliz é sinônimo de uma vida significativa, e todos queremos viver vidas que tenham um significado. Esforçamo-nos constantemente para deixar nossa marca na humanidade, para contribuir com algo de valor a nosso mundo.

Ao reconhecer que dentro de seu corpo há uma alma Divina, uma alma que dá um propósito a sua vida e a eleva acima das atividades mundanas da vida diária, você começa a pôr em ordem as peças de sua vida fragmentada. Você enxerga sua vida de uma perspectiva mais ampla, santificando cada momento de sua existência - não apenas enquanto está estudando ou rezando ou fazendo atos de caridade, mas mesmo enquanto está comendo e dormindo, em casa ou no trabalho, viajando ou em férias. Ao invés de continuar suas atividades diárias de forma mecânica, você descobre a Divindade dentro delas.

A chave para a felicidade: unir o corpo e a alma

Para ser uma pessoa completa e saudável, seu corpo e alma devem trabalhar em perfeita harmonia. Isso significa unir o corpo e a alma para cumprirem a missão para a qual fomos colocados na terra: levar uma vida produtiva, significativa e virtuosa tornando este mundo físico uma morada para D'us.

O corpo e a alma, entretanto, estão em constante conflito: o corpo basicamente procurando satisfazer suas necessidades, e a alma buscando transcendência e unidade. O primeiro passo para lidar com este conflito é reconhecer que ele existe, e estar consciente de duas forças distintas. Acreditar que somos uma única entidade leva à confusão e ao desespero. Um dia somos virtuosos, e no próximo, egoístas; um dia estamos motivados, no dia seguinte, procrastinamos.
Todos nós temos asas - nossa alma - que pode elevar-nos tão alto quanto precisamos ir. Tudo que temos de fazer é aprender a usá-las.

A única forma de unir corpo e alma é aceitar que D'us está muito acima de nosso limitado ser. A alma, devido à sua natureza transcendente, pode elevar-se acima do egoísmo mais facilmente que o corpo, e pode disciplinar o corpo, através do estudo e da prece, a reconhecer sua verdadeira missão. Somente então o corpo pode elevar-se à sua verdadeira proeminência - quando serve como um veículo para a alma, em vez de agir sob sua própria força, com seus desejos e necessidades egoístas. Assim que o corpo reconhece o domínio da alma e faz as pazes com sua irmã gêmea, a tensão pode ser adequadamente manejada.

A felicidade exige ação

Não é suficiente reconhecer sua alma, você deve efetivá-la tornando-a parceira do corpo para ajudar o próximo em caso de necessidade, para ouvir um amigo que está sofrendo, para ajudar a fornecer comida ou roupas a alguém que não pode comprar. Estes tornam-se mais que simples atos bons; tornam-se a nutrição vital para sua alma e um meio de colocar seu corpo físico num bom uso espiritual. A verdadeira felicidade é a fusão do corpo e alma dedicados a uma causa maior, uma causa que beneficia a humanidade e dá significado e paz interior ao indivíduo neste processo.

Quando você acorda pela manhã, enquanto ainda está na cama, pense por um momento: O que significa estar acordado e vivo? Inicie cada dia com uma prece; agradeça a D'us pelo novo dia. Reconheça sua alma. Pense sobre o que gostaria de fazer para que o dia de hoje seja um dia mais significativo. Se você treinar-se para fazer isso a cada manhã, imediatamente começará a enxergar sua vida de maneira nova e mais aguçada.

Você deveria terminar seu dia da mesma forma que o começa. Ao se preparar para dormir, revise o dia e como você utilizou suas oportunidades. Reconheça que D'us o colocou aqui para um propósito, e que todas suas atividades deveriam expressar este propósito. Durma com a resolução de que, não importa quão bom - ou mau - foi o dia de hoje, amanhã será melhor. Ao fazê-lo, seu sono será mais pacífico, e seu despertar mais significativo.

"Toda pessoa tem um corpo e uma alma," diz o Rebe. "É como um pássaro e suas asas. Imagine se a ave não tivesse consciência de que suas asas lhe permitem voar, elas seriam apenas uma fardo de peso extra. Mas assim que adeja as asas, eleva-se rumo ao céu. Todos nós temos asas - nossa alma - que pode elevar-nos tão alto quanto precisamos ir. Tudo que temos de fazer é aprender a usá-las."