domingo, 20 de março de 2011

Bom humor no trabalho!

Bom humor não faz mal a ninguém, pelo contrário, sorrir, ser gentil e ter boas relações com as pessoas, só contribuem para um clima amistoso. Se as pessoas precisam passar a maior parte de seus dias no trabalho, convivendo com colegas, é melhor que este ambiente seja fraterno, estimulante, agradável e porque não divertido!!!
Há vários estudos realizados sobre a importância do bom humor no ambiente de trabalho, pois as energias positivas vindas do bom humor e do sorriso parece transformar a responsabilidade que o ambiente corporativo exige em algo mais leve. As pessoas bem humoradas e sorridentes desencadeiam um clima mais amigável e participativo, até porque, todos se sentem com vontade de se aproximar, dialogar e trocar informações. Já o contrário, lugares contaminados pelo mau humor, inibe qualquer acesso positivo das pessoas.
O bom humor estimula a criatividade, a solidariedade e diminui a ansiedade. Através dele, funcionários podem vislumbrar saídas para questões complicadas e podem ser mais eficientes. Claro que o bom senso é fundamental e não se trata de fazer piada de tudo ou não levar nada a sério. O bom humor aqui, é colocado como a forma menos pesada de encarar o trabalho e os problemas, e deve ajudar a não deixar-se dominar pelo estresse. Se há alguma situação em que se sinta desconfortável, resolva-a o quanto antes. Guardar este desconforto, apenas aumentará seu desgaste.
Aja sempre com naturalidade e seja você mesmo. Saiba ser tolerante com as pessoas e seja participativo. Capacite-se com freqüência, faça cursos, treinamentos, seminários, etc. O aprendizado é importante para mantê-lo atualizado, além de melhorar sua criatividade.