segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Escolhas, opções e tentações

Conversar com quem a gente concorda é uma delícia porque o papo flui fácil e não há atritos. Mas é conversando com quem a gente discorda que aprendemos coisas realmente relevantes.

A manhã de hoje foi assim, com uma amiga recém reaparecida e que pensa bem diferente de mim. Durante um interessante par de horas, discordamos de quase tudo; exceto que a conversa do outro é agradável.

* * * * * * * * * *

Um dos temas foi o corajoso dilema enfrentado por um amigo comum, no seu último período da faculdade.

Não só seu curso era muito difícil, numa das melhores universidades do Rio, mas ele também tinha/tem um altíssimo nível de exigência consigo mesmo.

Assim, quando ele quebrou a mão direita no momento decisivo, viu-se forçado a escolher entre abandonar o curso ou aprender a escrever com a mão esquerda e seguir adiante.

Sua tenacidade, porém, o fez ir adiante, terminar o curso com louvor e ainda servir de inspiração para minha amiga.

Minha visão neste episódio difere porque, para mim, desistir jamais teria sido uma opção. Quebrar a mão seria um acidente que me obrigaria a aprender a escrever com a outra mão. Jamais, no entanto, um momento de tomar uma decisão.

Não digo isso porque eu sou um modelo de resistência e meu amigo titubeie ante suas adversidades. Talvez seja mesmo o oposto, pois ele é um cara extremamente corajoso e eu às vezes vacilo em momentos decisivos.

Algumas opções não deveriam existir

Mas em determinadas ocasiões somos nós que dificultamos as escolhas, ao considerar opções que não estavam lá, ao inserir alternativas que não existiam – ou não precisariam existir.

Claro que isso também pode ter servido como um incentivo interno extra ao meu amigo, na medida em que sua decisão – imaginária ou não – pode ter representado uma motivação a mais, uma superação adicional.

Se assim foi, tanto melhor, acho. Mas aí qualquer pequeno contratempo poderia servir-lhe como um novo momento da verdade:

- Quebrou a ponta da minha lapiseira. Entrego a prova do jeito que está?
- Perdi minha calculadora. Paro por aqui ou persisto?

Não é assim. Você não precisa transformar obstáculos em dilemas. Vencer obstáculos já é uma sensação suficientemente gostosa. Esqueça a escolha.

Quando você começa a criar opções que não existem, passa a conviver mais frequentemente com a ideia do fracasso. E isso é desnecessário.

* * * * * * * * * *

Se você não consegue evitar as opções inexistentes, como faz quando elas são reais e imadiatas? Como resiste às tentações?

Um dos principais aliados de quem quer resistir a uma tentação é tirá-la da mesa. Se você faz dieta não deve entupir sua dispensa de chocolate e outras guloseimas, só para testar sua força de vontade. Afinal, sua força-de-vontade é limitada!

Use bem o tempo o seu recurso mais escasso

Ter o tempo como aliado é um dos pontos principais para uma carreira de sucesso. Se a vida é medida pelos segundos do relógio, sempre com pressa, certamente há algo errado.

Outro dia ouvi a composição Time is on my side de Jerry Ragovoy, interpretada magistralmente pelos Rolling Stones. Então, surgiu a ideia para esse artigo. Principalmente por causa do título.

Com o avanço da tecnologia e a grande explosão na quantidade de informações disponíveis, o tempo parece passar cada vez mais rápido. E para muitas pessoas, ter um “tempinho” de descanso ou lazer virou artigo de luxo ou mesmo um sonho distante.

Mas por que isso acontece?

Decifra-me ou devoro-te

Uma das grandes lições que aprendi com a querida professora e amiga Ivelise Amato, em uma de suas aulas na faculdade, foi sobre o tempo. O discurso foi assim:

“O tempo de que cada um de nós dispõe é um só, ou seja, vinte e quatro horas por dia – nem mais, nem menos. Por isso, o tempo talvez seja o único bem com uma distribuição justa e equitativa entre todos os seres humanos, ricos e pobres, letrados ou analfabetos, trabalhadores intelectuais ou braçais, poderosos ou humildes.

E o tempo não é passível de ser estocado, portanto, não pode ser recuperado. E é insubstituível. Por essa razão, ele é um recurso denominado “inelástico”.

Daí, a conclusão de que tempo é vida. Se o tempo passa (ou passamos por ele) e não o aproveitamos, estamos desperdiçando a vida. Dominar e controlar o seu uso significa tomar as rédeas de nossa própria vida, dar-lhe sentido, alcançar o objetivo principal: viver com qualidade, atingindo a nossa realização pessoal.
O processo de mudança

Entender o tempo, ou melhor, a falta dele é complicado e exigiria uma tese muito longa; entretanto, existem alguns fatores chave que devem ser analisados e corrigidos.

O primeiro e mais importante fator para a mudança é reconhecer o problema. Toda transição é difícil e gera algumas perdas antes do ganho consequente. Sair da zona de conforto, mesmo que essa seja prejudicial, é complicado.

Tendemos a dar desculpas, culpar outras pessoas, culpar o mercado, adiar o início da transição, dar chiliques e por aí vai. Infelizmente, é enganar a si próprio.

Superada essa fase – não é da noite para o dia e certamente haverá recaídas – é preciso iniciar uma análise da nossa vida. É preciso entender para evoluir.
Planejamento do tempo

Segundo os especialistas, nosso dia deve ser dividido em três partes iguais para trabalho/estudo, lazer/atividades diversas e descanso. Nem sempre é possível chegar ao equilíbrio dessa tríade, mas devemos buscar sempre os resultados mais próximos disso.

Os principais pontos para o sucesso dessa empreitada são:

* Saber dizer não;
* Conhecer e respeitar o próprio ritmo biológico;
* Ter disciplina e fazer o planejamento adequado do tempo;
* Correto uso das ferramentas de comunicação: telefone, e-mail, programas de mensagens instantâneas;
* Melhorar a comunicação interpessoal;
* Saber delegar e aceitar dividir as atividades;
* Definir prioridades;
* Evitar a administração baseada em erros e crises;
* Evitar reuniões e debates desnecessários;
* Ter objetivos pessoais bem estabelecidos.

Existem diversos outros pontos. E eu gostaria que me ajudassem a completar essa lista! Esses são apenas os mais problemáticos e urgentes.

Usar o tempo com qualidade possibilita efetivar melhor as tarefas e com isso melhorar os demais aspectos da vida, ou seja, alcançar o equilíbrio da tríade trabalho, lazer e descanso.

O importante é nunca desistir da transformação, mesmo com todos os obstáculos e dificuldades, pois o prêmio pelo sucesso dessa realização não tem preço: a sua qualidade de vida.

E essa vida, só temos uma. Até mais. [Webinsider]

Fonte: http://webinsider.uol.com.br/2011/01/31/use-bem-o-tempo-seu-recurso-mais-escasso/