quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Marketing – do analógico ao digital


O desenvolvimento da impressão durante os séculos 15 e 16 anunciava um marco significativo na publicidade, tornando-o mais rentável para os comerciantes a atingir um público muito mais amplo.

No século 17 anúncios começaram a aparecer nos primeiros jornais da Inglaterra que então se espalharam por todo o globo. A primeira forma de propaganda de mídia de massa era criada.

No século 20 viu-se a aurora de uma nova era para a publicidade, com o advento do rádio oferecendo um meio completamente novo através do qual, anunciantes poderiam chegar aos potenciais clientes. Depois veio a televisão, que mudou o cenário da publicidade, uma vez mais, e no final do século 20, uma nova força – a internet – começou a sair dos domínios dos ‘técnicos’ e pioneiros para se tornar um negócio e uma ferramenta valiosa de comunicação. A era do marketing digital nascia.

Segundo Bryan Eisenberg e Jeffrey Eisenberg “os consumidores estão, finalmente no controle, e eles se tornaram os programadores, consumindo mídia quando querem, onde querem e como querem”. Na web, a interrupção usada pelo marketing tradicional para prender a atenção e passar uma mensagem não é compatível e inaplicável. Formas de conteúdo online permitem as organizações comunicarem-se diretamente com os consumidores de uma forma que eles apreciam. O conteúdo é entregue somente quando os consumidores necessitam dele.

Marketing digital não se trata da compreensão das tecnologias, mas sim, sobre o entendimento de como as pessoas estão usando essas tecnologias e como usar esse entendimento de forma efetiva.

Os usuários de internet crescem a cada dia de forma exponencial no Brasil e no mundo. A penetração de mercado dos meios digitais está crescendo rapidamente, fazendo com que as empresas dêem importância significativa ao marketing digital.

A internet continua a crescer rapidamente e facilmente através das fronteiras em um mundo on-line já habitado por mais de um bilhão de consumidores. Dada sua escala e os benefícios que ela oferece a esses consumidores e empresas. A internet é muito mais do que “apenas outro canal para o mercado”a internet pode e dever ser usada para transformar o modo como as empresas se comunicam com o seu público.

O rápido desenvolvimento tecnológico vem mudando a maneira como vivemos, compramos e consumimos produtos e serviços. Vem mudando também a maneira como as organizações se comunicam com seus consumidores, dando ao marketing um novo conjunto de ferramentas.

Antony Lilley diz: “A raiz de maior valor online são os relacionamentos, não o conteúdo, se você consegue entender como criar relacionamentos em torno do conteúdo, como arquitetar experiências a partir dele incluindo como compartilhar-las e então maximizar o seu impacto sobre a rede, você estará a caminho de se tornar popular”.

Na web o marketing não significa apenas propaganda, ele é uma via de duas mãos, na qual as ações dos usuários são decisivas paras as ações de marketing. O marketing digital gera vantagem competitiva e e complementador dos outros esforços de marketing das organizações.

De acordo com Larry Weber “as redes de TV e rádio, que constituem o marketing de massa podem ser consideradas o primeiro período do marketing. O segundo período é o do marketing direto, como a mala direta, telemarketing e os catálogos. Agora estamos no terceiro período, a era da web social, onde seus consumidores e potenciais compradores estão no controle do que lêem, ouvem e vêem”. As mídias sociais digitais que vem se tornando o principal viés do marketing digital e são o novo desafio para os profissionais de marketing.

Fonte: http://www.midiassociais.net/2009/11/marketing-do-analogico-ao-digital/

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